Doença celíaca? Você já ouviu falar?
Eu, a que vos escreve, sou portadora dessa doença... Não, ela não é um monstro, mas se torna um se não tratada! E sabe do mais? Você pode ter e não saber...
Calma que eu te explico!
1 em cada 200 brasileiros possui a doença. Muito, não?
DOENÇA CELÍACA é a intolerância permanente ao glúten! Glúten? Isso, meu caro! Sabe quando você compra um produto no supermercado e lê CONTÉM GLÚTEN? Pois é... Essa mensagem é de extrema importância para nós, portadores da doença, os celíacos (não somos celiquianos, não somos de outro planeta!).
O Glúten é a principal proteína contida no TRIGO, AVEIA, CENTEIO, CEVADA E MALTE. Quando o celíaco come algum alimento com glúten (ou contaminado com ele), sofre alguns sintomas como: diarréia, dores abdominais, fadiga, anemia, problemas de crescimento, queda de cabelo, unhas f racas, feridas na pele (dermatite), problemas no fígado ou dores nos ossos...
Para o celíaco, cada guloseima feita com glúten é uma agressão ao sistema digestivo. Com o tempo, as paredes do intestino vão inflamando, atrofiando e perdem a capacidade de absorver nutrientes, como o cálcio e o ferro dos alimentos, e até os remédios podem deixar de fazer efeito.
Então, é uma doença grave, auto-imune e que o único tratamento é JAMAIS comer qualquer alimento com GLÚTEN!
Fica proibido: pãezinhos, roscas, bolos e qualquer delícia de padaria que leve farinha de trigo, cerveja, uísque, muitas balas e chocolates, barras de cereal, sucrilhos, pizzas e massas em geral...
Fica permitido: pão de queijo (ufa!), biscoito de polvilho, macarrão a base de arroz, pãezinhos de quinoa e de soja, bolos qe levem farinha de milho ou mandioca, arroz, carnes em geral, frutas e legumes.
O celíaco não pode comer SÓ UM POUQUINHO! Qualquer montinho já causa um desastre no organismo! Portanto, se você convidar um celíaco para uma festa, lembre-se de deixar um salgadinho separado pra ele! Tratar um celíaco é como tratar um diabético! Não pode, não pode! NÃO INSISTA!
Lembre-se que os produtos sem glúten são mais saudáveis!
e nunca faça um alimento com glúten e outro sem o glúten ao mesmo tempo! Sabia que o alimento se contamina pelo ar? Pois é... então, nada de assar pão de queijo junto com empadinhas! Faça tudo separado e tome cuidado para os alimentos nem se tocarem!
Este é o único tratamento da doença.
RESPEITE O CELÍACO!!
Você acha que tem a doença? Procure seu gastro! O exame é simples!
Você é celíaco? Não se esqueça de fazer o cadastro no site da ACELBRA! A Ângela, que cuida da ACELBRA MG luta com todas as suas forças para trazer maior qualidade de vida para os celíacos!
INFORME-SE! RESPEITE-SE!
DOENÇA CELÍACA: VOCÊ PODE TER E NÃO SABER!
1 comentários:
Flavia amei o post!!
Vamos sempre trocar figurinhas sobre nossa situação de celiacas! rsrs...
Beijão!!
Postar um comentário