19 de nov. de 2011
Eu estou aqui com minhas idéias quase explodindo na cabeça. E estou matutando sobre o Natal e as crianças. Todo mundo gosta de doar brinquedos... Mas vamos fazer melhor esse ano???
Vamos colocar as pequeninas cabeças pensantes pra funcionar?
Voltando à minha infância e adolescência, eu lembro que
fui a maior ladra de livros da história. Não, não quero incentivar ninguém a cometer furtos ou roubos qualificados! Só quero mostrar um comportamento (bizarro, lúdico e eficaz) que eu tinha: lá ia eu passear na casa das amigas... Já repararam que na casa de quase todo mundo tem uma estante com livros jogados, entulhados, empoeirados e cheios de traça? Pois é... eu via aquelas estantes, chegava perto e ficava admirando as obras... eu já vi muitas pérolas como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector... eu perguntava "
nossa, você já leu esses livros?" e a resposta que eu sempre recebia "
Ah, isso é do meu avô. Tá aí, jogado... ninguém nunca leu. Só serve pra ocupar espaço". Ai, que revolta me dava! Isso já aconteceu com vocês?
Pois é, mas era só a pessoa ir tomar uma água que eu "pimba"! Colocava o livro que eu considerava mais especial dentro da bolsa e ia pra casa feliz da vida. Lia o livro como o maior tesouro que eu pudesse ter roubado... O primeiro livro (nunca vou esquecer) foi
ÓPERA DOS MORTOS, do Autran Dourado. Eu tinha 12 anos quando cometi o primeiro furto. Nossa, que literatura fantástica!
E ele estava caquético quando eu peguei... mas foi só adentrar na minha bolsa que ele praticamente criou vida e ficou FANTÁSTICO!
Depois desse livro, muitos entraram na minha bolsa. E sabe o mais engraçado? Ninguém nunca chegou a comentar que perdeu um livro!!!
Agora estou aqui pensando... que tal tirarmos os livros velhos do armário????
Vejam só a minha idéia!
Todos nós sabemos que a média salarial de um brasileiro é baixa. Muitos pais tem que sustentar uma família com apenas um salário mínimo. E quanto custa um livro?
CARO... MUITO CARO, MEU CARO! O pai, claro, vai gastar com alimentaçao, saúde, contas do dia-dia, e não sobra nada para a cultura! Mas não é culpa dele e sim do sistema...
Então... vambora fazer alguma coisa!
Qual o plano infalível??? Vocês já repararam que nós sempre doamos para as campanhas de agasalhos, livros, alimentos, e nunca procuramos saber como as pessoas receberam ou reagiram? Coisa feia da nossa parte...
E quando doamos livros para as bibliotecas... Não seria melhor doá-los para as próprias crianças? Porque assim, eliminamos a idéia de que só a escola pode ganhar livros!
Então, seguinte, povo de
FORMIGA: escolham uma escola (de preferência municipal) e uma turma de alfabetização (acho que 6, 7 anos). Conversem com a diretora se o nosso plano pode ser colocado em prática lá! Se sim, ótimo! Tem uma escolinha bonitinha perto da lagoa, acho que lá é um bom lugar! Então... Peçam para a diretora deixar uma lista com o nome dos alunos da série escolhida com o porteiro da escola.
Depois disso, você vai na SUA estante velha e cheia de mofo e vai escolher um livro INFANTIL (
peloamordedeus, não me venha com O VENENO DO ESCORPIÃO).
Depois da escolha, você vai escrever uma cartinha para uma criança contando por que aquele livro te marcou, e por que ela merece ganhá-lo! Cole a cartinha no livro e deixe na portaria da escola. Não esqueça de colocar o nome da criança, tá?
Caso não seja possível deixar na porta da escola... posso pedir a minha
mamy's belíssimas Helena para pegar a lista e deixar lá em casa... Aí todo mundo deixa lá e ela entrega em dezembro. Mas olhem só: vocês tem um mês para colocar o plano em prática! Então, mexam os quadris e mãos aos livros!!!
A cartinha é obrigatória! Vocês sabem a importância disso para uma criança???
E vocês já imaginaram quantas crianças não ganharão presentes no Natal? Vamos fazer o bem sem saber a quem... eu já sei que livro meu amiguinho vai ganhar!
E já pensaram se esse plano dá certo e outras séries sejam beneficiadas???
E se a onda pega e Formiga ganha uma livraria? É, vale a pena sonhar. Mas o melhor ainda é colocar os sonhos em prática.E um sebo com livros bem baratinhos?
Pra você que não é de Formiga: que tal colocar o plano em prática na sua cidade? ou na sua casa com seus irmãos, afilhados, sobrinhos, filhos????
Quem se habilita? Eu vou dar 3 livros! E você???