19 de nov. de 2011

.:Vamos fazer nossa parte nesse Natal? Dê cultura, dê um livro:.

Eu estou aqui com minhas idéias quase explodindo na cabeça. E estou matutando sobre o Natal e as crianças. Todo mundo gosta de doar brinquedos... Mas vamos fazer melhor esse ano??? Vamos colocar as pequeninas cabeças pensantes pra funcionar?

Voltando à minha infância e adolescência, eu lembro que fui a maior ladra de livros da história. Não, não quero incentivar ninguém a cometer furtos ou roubos qualificados! Só quero mostrar um comportamento (bizarro, lúdico e eficaz) que eu tinha: lá ia eu passear na casa das amigas... Já repararam que na casa de quase todo mundo tem uma estante com livros jogados, entulhados, empoeirados e cheios de traça? Pois é... eu via aquelas estantes, chegava perto e ficava admirando as obras... eu já vi muitas pérolas como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector... eu perguntava "nossa, você já leu esses livros?" e a resposta que eu sempre recebia "Ah, isso é do meu avô. Tá aí, jogado... ninguém nunca leu. Só serve pra ocupar espaço". Ai, que revolta me dava! Isso já aconteceu com vocês?



Pois é, mas era só a pessoa ir tomar uma água que eu "pimba"! Colocava o livro que eu considerava mais especial dentro da bolsa e ia pra casa feliz da vida. Lia o livro como o maior tesouro que eu pudesse ter roubado... O primeiro livro (nunca vou esquecer) foi ÓPERA DOS MORTOS, do Autran Dourado. Eu tinha 12 anos quando cometi o primeiro furto. Nossa, que literatura fantástica! E ele estava caquético quando eu peguei... mas foi só adentrar na minha bolsa que ele praticamente criou vida e ficou FANTÁSTICO! 

Depois desse livro, muitos entraram na minha bolsa. E sabe o mais engraçado? Ninguém nunca chegou a comentar que perdeu um livro!!!

Agora estou aqui pensando... que tal tirarmos os livros velhos do armário????

Vejam só a minha idéia!



Todos nós sabemos que a média salarial de um brasileiro é baixa. Muitos pais tem que sustentar uma família com apenas um salário mínimo. E quanto custa um livro? CARO... MUITO CARO, MEU CARO! O pai, claro, vai gastar com alimentaçao, saúde, contas do dia-dia, e não sobra nada para a cultura! Mas não é culpa dele e sim do sistema...

Então... vambora fazer alguma coisa!

Qual o plano infalível??? Vocês já repararam que nós sempre doamos para as campanhas de agasalhos, livros, alimentos, e nunca procuramos saber como as pessoas receberam ou reagiram? Coisa feia da nossa parte...
E quando doamos livros para as bibliotecas... Não seria melhor doá-los para as próprias crianças? Porque assim, eliminamos a idéia de que só a escola pode ganhar livros!
Então, seguinte, povo de FORMIGA: escolham uma escola (de preferência municipal) e uma turma de alfabetização (acho que 6, 7 anos). Conversem com a diretora se o nosso plano pode ser colocado em prática lá! Se sim, ótimo! Tem uma escolinha bonitinha perto da lagoa, acho que lá é um bom lugar! Então... Peçam para a diretora deixar uma lista com o nome dos alunos da série escolhida com o porteiro da escola.
Depois disso, você vai na SUA estante velha e cheia de mofo e vai escolher um livro INFANTIL (peloamordedeus, não me venha com O VENENO DO ESCORPIÃO).  Depois da escolha, você vai escrever uma cartinha para uma criança contando por que aquele livro te marcou, e por que ela merece ganhá-lo! Cole a cartinha no livro e deixe na portaria da escola. Não esqueça de colocar o nome da criança, tá?

Caso não seja possível deixar na porta da escola... posso pedir a minha mamy's belíssimas Helena para pegar a lista e deixar lá em casa... Aí todo mundo deixa lá e ela entrega em dezembro. Mas olhem só: vocês tem um mês para colocar o plano em prática! Então, mexam os quadris e mãos aos livros!!!

A cartinha é obrigatória!  Vocês sabem a importância disso para uma criança??? 

E vocês já imaginaram quantas crianças não ganharão presentes no Natal? Vamos fazer o bem sem saber a quem... eu já sei que livro meu amiguinho vai ganhar! E já pensaram se esse plano dá certo e outras séries sejam beneficiadas???

E se a onda pega e Formiga ganha uma livraria? É, vale a pena sonhar. Mas o melhor ainda é colocar os sonhos em prática.E um sebo com livros bem baratinhos?


Pra você que não é de Formiga: que tal colocar o plano em prática na sua cidade? ou na sua casa com seus irmãos, afilhados, sobrinhos, filhos????

Quem se habilita? Eu vou dar 3 livros! E você???

9 comentários:

May disse...

Flor, gostei tanto da idéia que vou te mandar um livro daqui de Ponta Grossa, no Paraná, pra alguma criança sortuda de Formiga!!
O banco Itau tem um projeto de incentivo a leitura infantil bem legal, vou te mandar por e-mail!
Parabéns pela iniciativa! Espero que todo mundo colabore!
Beijos!
Mayara Brigola

ÉRICA. disse...

ei flor!!! eu conheço o projeto do ITAÚ CULTURAL e já até solicei uns livros que estão chegando!!! Obrigada por ajudar!!! aproveita e faz uma campanha aí em Ponta!!! Um beijo de saudade!

Mardey Couto disse...

Belíssima idéia Flávia!!!
Também tenho uma escolinha para indicar, a Miralda de Carvalho, que fica no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Durante minha faculdade tive o privilégio de poder estagiar lá e aprender a ir além do profissional Bibliotecário. Isso foi com a Evangelina, que é Servidora Pública Municipal, Bibliotecária e amante da literatura brasileira. Com certeza ela ficará muito feliz em colocar esse projeto em prática na escolinha Miralda.
Estou escrevendo um e-mail para ela nesse minuto perguntando se podemos contar com ela para colocar o plano em prática. Se sim, pode ter certeza que ela será nosso braço direito (e o esquerdo também), nessa empreitada.
Aqui em Brasília já temos o famoso açougue do TBone, que de açougue acabou não sobrando quase nada. Amo adentrar aquele recindo e me deparar com obras de todo tipo, de todas as línguas e das mais variadas vertentes. Ele tembém teve a magnífica idéia de colocar estantes de aço nos pontos de ônibus e lotá-las de livros. Isso mesmo! Você retira o livro no ponto de ônibus, leva para casa sem custo nenhum. Mas tem uma condição, o livro deve ser devolvido a uma das estantes assim que você terminar de lê-lo. É simplesmente maravilhoso perceber que, com o tempo, isso se tornou rotina da cidade.
Esse Açougue-Sebo sobrevive de doações e você pode entregar os livros no açougue ou também nessas estantes espalhadas pelo DF inteiro.
É isso aí, vambora colocar seu plano em prática!!!

ÉRICA. disse...

Mardey, que coisa maravilhosa! Já imaginou nossos pontos cheios de livros? Dá uma emoção gigante só de ler!
Por favor, me avise se a Angelina aceitar e peça a ela pra enviar a lista com os nomes dos alunos! Cada aluno terá um livro e uma cartinha!!!

Aline disse...

Ótima idéia! Vou doar!

ÉRICA. disse...

Gente's! quem mora longe e quer enviar pelo correio, é só me mandar um email para lima_leao@yahoo.com.br e eu envio meu endereço!
Não se esqueçam das cartinhas!!!!

Marcella disse...

Acho que sou egoísta, amei a ideia mas tenho muiiiitoooo amor pelos meus livros, não consegui pensar em um sequer para doar. Vou comprar um exemplar igual e doar ele rsrs

Camila disse...

Se não estou enganada, Formiga tem uma livraria agora. Ainda não pude ir, mas me parece que fica na rua Camilo Bernardes, 123, Quinzinho.

ÉRICA. disse...

Então, mãos aos livros!!!Não importa de onde ele venha, desde que vá para uma criança que precisa dele!

Postar um comentário